Quitandinha Ovos Caipira

 

 A granja da Quitandinha Ovos é uma propriedade de 2 hectares, localizada no Km 13, Lajeado Paca em Erechim, RS. É um lugar que foi escolhido para produzir alimentos de forma diferenciada, respeitando a natureza e a biodiversidade.

Começamos as atividades em meados de 2019, com o cultivo de alimentos orgânicos, e agregamos a criação de galinhas poedeiras caipira, que hoje é o negócio principal da propriedade com 500 aves em produção atualmente.

A formação técnica do proprietário da granja em medicina veterinária, assim como sua esposa, e a experiência profissional de 11 anos de trabalho em indústria de alimentos (frigoríficos), proporcionou uma visão diferenciada sobre os desafios, principalmente burocráticos para atender todos os requisitos legais para esta produção.

Com a criação da norma ABNT 16437 no ano de 2019, foram determinados novos critérios para criação de galinhas caipiras e a rotulagem destes produtos. Dessa forma os novos estabelecimentos já precisam estar enquadrados dentro deste novo modelo de trabalho que tem como principais pontos:

RASTREABILIDADE – deve ser completa e referente aos animais, aos alimentos utilizados, aos medicamentos e vacinas utilizadas e ao tipo de manejo desenvolvido.

BEM ESTAR ANIMAL- a produção precisa atender as normas que dizem respeito a capacidades de alojamentos, modelo de alojamentos, tipo de alimentação, e acesso a piquetes, e biosseguridade animal.

ROTULAGEM- para receber o rótulo de “ovo caipira” é necessário atender esta norma da ABNT, demonstrar todos os processos em forma de documentos auditáveis, e ter essa informação declarada no rótulo.

A granja Quitandinha Ovos, já foi concebida dentro deste modelo de produção e é a primeira produtora de ovos na cidade de Erechim, a receber a autorização de rótulo com o atendimento da norma ABNT 16437.

O objetivo principal desta criação é obter um produto de qualidade diferenciada através da forma de criar as aves, ou seja, ter o bem estar animal como princípio fundamental para um ovo de qualidade.

Diante da tendência mundial de os consumidores procurarem cada vez mais um alimento saudável e sustentável, nossa produção é voltada para esse tipo de mercado, onde as pessoas querem saber a origem do produto, para isso consideramos declarar as seguintes informações sobre a criação no nosso rótulo:

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL- o manejo das aves e dejetos visa a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, a cama, os ovos descartados e as aves mortas são utilizados na compostagem e transformados em adubo.

BEM ESTAR ANIMAL- é o foco principal da produção, os animais são criados soltos no galpão, tem acesso a água e ração e durante o dia são soltos para pastar e ciscar nos piquetes, também tomam banho de areia, de sol, e podem expressar seu comportamento natural. As aves tem acesso a ninhos para colocarem seus ovos.

RECEBEM RAÇÃO VEGETAL- na criação de galinhas caipiras um dos requisitos em relação a alimentação é que ela seja exclusivamente de origem vegetal e com processo de rastreabilidade implantado.

TEM ACESSO A PASTO- a normativa da ABNT veio também regulamentar essa questão, a qual determina que “galinha caipira” precisa ter acesso a piquetes e pastagem.

LIVRES DE GAIOLAS- nossos animais tem total liberdade dentro do galpão e nos piquetes para pastagem.

RECEBEM HOMEOPATIAS-  A biosseguridade com medidas preventivas para evitar qualquer tipo de proliferação de doenças é uma diretriz na nossa criação. Dessa maneira conseguimos tratar nossos animais com homeopatias, usando a medicina alternativa para aumento da imunidade e controle de parasitas.

LIVRES DE ANTIBIÓTICOS- com o foco em biosseguridade, isolamento de plantel, vacinação adequada, rastreabilidade de alimentos e controle de pragas, e bem estar animal, conseguimos manter as aves sadias, sem precisar utilizar antibióticos para controle sanitário nem promotores de crescimento. As aves colocam seus ovos no ritmo normal, tem acesso o tempo inteiro a comida e água.

 

Esta foi uma maneira que encontramos de atender esse público consumidor que se preocupa com a forma que os animais são tratados para produção de alimentos. Produzir de forma sustentável e com responsabilidade socioambiental é um dos nossos maiores objetivos.

 

Agradecemos até aqui, e estamos a disposição para esclarecimento de dúvidas.

 

Rafael Barbosa Spinato

Contato: 54-999426327

                  54-991134162

 

e-mail: [email protected]